Saiba como juntar dinheiro para comprar uma casa
- Sato Leilões
- 27 de mar. de 2019
- 3 min de leitura
Atualizado: 17 de jan.
O planejamento financeiro impacta diretamente na qualidade de vida da família. Afinal, somente com ele é possível realizar sonhos, como a compra de um imóvel, por exemplo. No entanto, manter as finanças organizadas é um problema bem comum, o que acaba fazendo com que muitas pessoas não consigam concretizar seus projetos, podendo, até mesmo, levar ao endividamento.
Pensando nisso, a seguir apresentaremos algumas dicas importantes de como juntar dinheiro para comprar uma casa. Acompanhe!
Como juntar dinheiro para comprar uma casa
Conheça sua rotina financeira
O primeiro passo é conhecer todas as suas receitas e despesas. E não estamos nos referindo apenas aos gastos fixos! É preciso ser o mais detalhista possível nesse momento, para verificar quais têm sido suas despesas extras. Para isso, vale elaborar uma planilha para anotar tudo e ter uma visão geral das suas finanças no fim do mês. Outra forma de ter esse controle é com aplicativos. Já existem algumas ferramentas seguras que têm acesso à sua conta bancária, fazendo todo esse processo de forma automática.
Conscientize a sua família
Mesmo que você ainda não tenha a sua própria família e esteja pensando em se casar, é fundamental organizar os seus planos financeiros junto ao seu companheiro para determinar como os gastos individuais e em conjunto deverão ser realizados dali para frente. Todos os envolvidos no projeto de comprar um imóvel precisam se conscientizar também da importância de se planejar e economizar dinheiro nesse momento. Lembre-se de que a união faz a força!
Trace prioridades e corte alguns gastos
Depois do planejamento feito, é hora de analisar sua planilha e determinar as suas prioridades. Para alguns, pagar academia pode ser um gasto desnecessário, para outros é essencial, já que faz parte da sua rotina há muito tempo e é um serviço usado de forma frequente. Aqui, vale dar uma avaliada se você pode diminuir o pacote de dados da internet do seu celular, cancelar aquele serviço de assinatura da TV que quase não usado etc. Qualquer pequena despesa pode fazer toda diferença para ajudar na economia.
Diminua o uso do cartão de crédito
O cartão de crédito pode ser o amigo ou o maior vilão das suas finanças. Ele deve ser tido como recurso que pode ser utilizado apenas quando não há outra saída. Caso contrário, você facilmente pode se atrapalhar com os altos juros e ter dificuldade para quitar as faturas. Diante disso, prefira sempre pagar suas contas à vista, evitando parcelamentos no cartão.
Economize na hora de comprar o imóvel
Escolher de que forma comprar a sua casa também é uma etapa fundamental para você conseguir economizar um valor considerável. Os leilões de imóveis, por exemplo, tem sido uma das melhores formas de fazer negócio, já que os descontos geralmente são imperdíveis! Assim, em uma situação hipotética, você pode comprar um imóvel que vale R$ 400 mil por R$250 mil. Imagine quantos meses (ou até anos) a mais seriam necessários para conseguir economizar esse valor?
No entanto, vale ressaltar que, como toda negociação, é preciso ter alguns cuidados como atenção na leitura do edital e fazer uma excelente pesquisa. Ao contrário do que muitos pensam, é um processo bastante seguro e, hoje, já existem os leilões online, que facilitam ainda mais a vida do comprador.
Viu só como juntar dinheiro para comprar uma casa pode ser possível? Portanto, comece com o planejamento, envolva sua família nesse projeto para decidir o que é prioridade e o que pode ser cortado e, se possível, elimine o uso do cartão de crédito de uma vez por todas. Além disso, no momento da compra, lembre-se de optar por aquela forma de pagamento que pode te ajudar a economizar ainda mais. O leilão de imóveis tem sido uma alternativa segura, que oferece excelentes descontos.
Gostou das nossas dicas? Então que tal repassá-las para seus amigos e familiares? Para isso, basta compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais!
Comments