Já pensou oferecer lances para comprar imóveis ou carros, mas desconhece os tipos de leilão disponíveis? Esse é um questionamento comum, apesar do início da atividade remeter ao ano de 1556. E, ainda que antiga, está se tornando cada vez mais frequente.
Uma das razões é a inadimplência crescente. Com isso, os bancos retomam imóveis e carros, que são negociados com descontos significativos. Para se ter uma ideia, somente no primeiro caso, a redução do valor atinge até 55%.
Se esse dado aumentou seu interesse pela iniciativa, está na hora de ler este post! Aqui, apresentaremos como os leilões funcionam e quais são as principais características de cada tipo. Vamos lá?
Afinal, o que é um leilão?
O leilão é um processo de venda pública, na qual são negociados bens de diferentes categorias e valores. Qualquer pessoa pode participar, desde que atenda aos requisitos solicitados no edital.
Cada item comercializado está disponível a partir de determinado valor. Caso não sejam feitos lances na primeira oferta, o preço é revisto e há uma segunda rodada de negociações. Além disso, o bem pode fazer parte de um lote, que contém diferentes elementos da mesma categoria, como carros ou imóveis.
Como funciona?
Os leilões podem negociar diferentes tipos de bens. Entre os principais estão:
- veículos;
- imóveis;
- joias;
- obras de arte;
- máquinas;
- roupas.
Qualquer pessoa física pode operar e oferecer o seu lance. Caso seja o mais alto, há o arremate. A partir disso, o pagamento do item é realizado, de acordo com as regras especificadas no edital.
Além disso, existem outras taxas a serem cobradas, como a comissão do leiloeiro. Com o comprovante de quitação, os documentos são entregues pelo comitente — ou seja, o vendedor — e repassados a você pela empresa que realiza o leilão.
Esse processo pode ser executado de duas maneiras. A primeira é a extrajudicial, que ocorre sem a intermediação da justiça. É realizado para empresas privadas e públicas, bem como pessoas físicas.
A segunda forma de realizar o leilão é a judicial. Nesse caso, o procedimento é realizado em âmbito judicial. É uma opção utilizada para processos de falências e execuções, principalmente.
Quais são os tipos de leilão?
Existem três principais tipos de leilão. Eles funcionam de maneira similar, mas existem características diversas. Entenda melhor a seguir.
Leilão online
É a modalidade em que o procedimento é realizado pela internet. As diretrizes e regras seguidas são as mesmas do modelo tradicional, mas os lances são feitos online. A atualização das ofertas ocorre ao vivo.
Para participar, é preciso se cadastrar no site. Você ainda tem a chance de definir um limite máximo para o lance e colocá-lo no automático. Assim, o próprio sistema faz as ofertas até o valor estipulado.
Leilão presencial
É realizado em local, data e horários pré-agendados, e você precisa comparecer pessoalmente para fazer os lances e tentar o arremate. O restante do procedimento é o mesmo, com a diferença de que você mesmo determina o lance máximo na hora.
Leilão simultâneo
Ocorre tanto no âmbito online quanto presencial. Os lances são atualizados em tempo real por meio de um sistema integrado, sem prejuízos a nenhuma das partes.
Por que vale a pena participar de um leilão?
O principal fator é o valor dos bens, que sofre reduções significativas. Os lances iniciais costumam estar abaixo do preço de mercado — e isso garante uma boa negociação. Para o vendedor, é a chance de receber o pagamento com rapidez.
Para otimizar ainda mais sua participação, confira a situação do bem negociado, verifique sua origem e veja se será preciso fazer modificações ou reformas. Ao saber sobre esses gastos e possíveis taxas de forma antecipada, você consegue prever o máximo que pode oferecer de lance.
Assim, quaisquer que sejam os tipos de leilão, eles tendem a oferecer um bom negócio. Basta entender seu funcionamento, ler o edital com atenção e verificar suas especificidades.
O que achou de saber mais sobre os tipos de leilões? Aproveite e siga nossos perfis nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn, YouTube e Twitter!