Muitas pessoas têm dúvidas sobre a melhor forma de participar de leilões. Essa alternativa é atraente, já que conta com descontos significativos nos bens negociados. Por outro lado, exige alguns cuidados, especialmente se você for um iniciante.
Existem 5 erros principais cometidos na hora de participar desses certames. E, a melhor forma de evitá-los é conhecê-los. Se você quer saber quais são, continue a leitura!
1. Ignorar a leitura do edital
O edital do leiloeiro é como um contrato, ou seja, um documento que especifica todos os principais aspectos do certame. Ali estão apresentadas diferentes informações, como:
formas de pagamento previstas;
comissão da empresa leiloeira;
pendências do bem negociado.
Atente às palavras utilizadas pelo leiloeiro e leia o edital de forma antecipada. Lembre-se de que ele é lançado dias antes. Veja quem pode participar do certame e se ele será online ou presencial. Se tiver alguma dúvida, entre em contato com o escritório do Leiloeiro.
2. Não ter conhecimento sobre os processos do leilão
Se essa é a primeira vez que participa de um leilão, saiba que precisa saber, pelo menos, o mínimo sobre o processo. Analise o edital e busque o máximo de informações possível para evitar problemas.
Tenha em mente que ainda é preciso prestar máxima atenção ao que está escrito e é falado pelo leiloeiro. Sem isso, é possível se enganar e fazer uma oferta a um bem semelhante, mas não o que realmente deseja.
3. Desconhecer as condições de pagamento previstas em edital
Em caso de arrematação, você precisa saber de que forma o bem será pago. Esse aspecto está definido em edital e deve ser bem compreendido. Caso surjam dúvidas, esclareça-as antes de participar do leilão.
Veja ainda quais são suas responsabilidades e os deveres da empresa. Identifique ainda a cobrança de possíveis taxas administrativas e de débitos em aberto do bem leiloado, como IPVA ou IPTU atrasados.
4. Não ter informações sobre a entrega de documentação por parte do comitente
O comitente é o vendedor, isto é, quem entregou o bem a leilão. Pode ser uma instituição financeira, a prefeitura ou outro. Todos os documentos necessários devem ser entregues para repassá-los ao novo proprietário.
Geralmente, esse processo é acompanhado pela internet em uma área para o arrematante. De toda forma, é preciso ter certeza de que os documentos estão corretos para, então, fazer os lances, arrematar e efetuar o pagamento. Caso contrário, pode haver problemas na negociação.
5. Perder a data de visitação
Em alguns casos, é possível visitar o bem com antecedência em data e horário programados. Se isso for possível e estiver especificado em edital, agende o momento para conferir se está tudo correto.
Caso seja impossível fazer a visita, veja como está por fora, analise as fotos, converse com vizinhos (se for o caso de um imóvel) e etc. Lembre-se de que, se forem necessárias reformas, você gastará mais do que só o lance.
Esses são os principais erros cometidos por quem participa de um leilão pela primeira vez. Agora que você já sabe quais são eles, pode evitá-los e obter ganhos significativos com essa transação.
Achou interessante? Ainda está com dúvidas? Tem alguma experiência a compartilhar? Deixe seu comentário!
Comments