Você sabe o que é ROI? O termo significa “Return On Investiment”, ou “Retorno sobre Investimento”. Basicamente ele é um dos indicadores de desempenho mais importantes de um negócio, já que mostra os ganhos e perdas de uma empresa em determinado investimento — que pode ser uma ação de marketing, aquisição de uma nova ferramenta, treinamento de colaboradores etc.
Assim, é possível avaliar quais são as maiores fontes de lucro da empresa, os canais de comunicação que são de fato eficazes, como está o desempenho do processo de vendas, além dos resultados das campanhas de divulgação dos produtos/serviços.
Quer saber as vantagens de aplicar esse indicador na sua gestão e como fazer seu cálculo e avaliá-lo? Então continue a leitura!
Como o cálculo deve ser feito?
A melhor forma é utilizar um cálculo bem simples:
ROI = (Retorno do investimento – Custo do investimento) / Custo do investimento
Depois, é preciso multiplicar o resultado por 100 para obter o valor em percentual.
A fórmula pode ser usada para avaliar o negócio de forma geral, mas também em um projeto específico e individual.
Quais as vantagens de acompanhá-lo?
Há vários benefícios para as empresas que acompanham o ROI. Abaixo, vamos destacar os principais.
Corte de gastos
O ROI permite entender quais as ações e estratégias realmente estão dando retorno e quais delas precisam ser aprimoradas ou mesmo abortadas, caso demonstrem resultados negativos. Desse modo, as tomadas de decisões se tornam mais consistentes e seguras, fazendo com que apenas os bons investimentos para o negócio se mantenham.
Resultados duradouros
É importante destacar que o acompanhamento do ROI deve ser frequente para que os resultados sejam duradouros e que seja possível também identificar erros mais rapidamente, buscando a solução necessária.
Com as decisões tomadas de forma mais assertiva e o monitoramento dos investimentos, a empresa tende a ter um crescimento contínuo em grande escala.
Fortalecimento da cultura
Esse indicador é tão poderoso que pode, até mesmo, ajudar na formação e fortalecimento da cultura de uma empresa. Isso porque ele permite um olhar mais crítico dos gestores e colaboradores acerca do trabalho produzido. O foco passa a ser nos resultados e não em realizações pessoais, as decisões se tornam totalmente imparciais e, consequentemente, é possível entender melhor como funciona o negócio como um todo.
Como avaliar seus resultados?
Depois de calcular o ROI, é fundamental saber o que fazer com os resultados! A primeira atitude é organizá-los em um relatório e, a partir disso, analisar algumas questões, como:
- quais foram minhas ações ou o que deixei de fazer para obter esses resultados?
- o que posso fazer para ter resultados melhores nas estratégias que não deram certo?
- como devo aprimorar ou replicar os bons investimentos?
Depois disso, é importante reunir toda a equipe e estabelecer quais são os próximos objetivos e o que pode ser melhorado para que os próximos resultados sejam mais positivos. Lembre-se de que quanto mais claras e aprofundadas forem suas respostas às perguntas acima, melhor será o desempenho de todo o processo.
Pronto! Agora você já sabe o que é ROI! Portanto, não perca tempo e torne o acompanhamento desse indicador um processo rotineiro na sua empresa. Como você pôde ver, ele impacta diretamente nos resultados e ajuda a manter o seu negócio competitivo no mercado.
Ficou com alguma dúvida sobre o que é ROI? Deixe sua pergunta nos comentários abaixo.