O leilão online funciona basicamente como os leilões presenciais — o que muda é a sua realização, que acontece por meio da internet. Dessa forma, os usuários podem dar lances a partir de um valor mínimo definido pelo edital, e assim, quem oferecer a maior quantia arremata o bem leiloado.
No entanto, há algumas regrinhas básicas para esse processo. Para tirar todas as suas dúvidas, a seguir vamos mostrar como participar de leilões online. Acompanhe!
Como participar de leilões online?
Conforme explicado, há alguns procedimentos que devem ser seguidos para participar de um leilão online. Abaixo, mostraremos o que você deve fazer para estar apto a arrematar um lote pela internet. Veja!
Faça um cadastro
Para participar de um leilão realizado na web, é necessário fazer um cadastro na plataforma intermediadora do evento. Nesse momento, você deve fornecer dados como:
- nome completo;
- e-mail e outras informações de contato;
- Registro Geral (RG);
- Cadastro de Pessoas Física (CPF).
Habilite-se
Mesmo depois da aprovação do seu cadastro, ainda não é possível participar dos leilões, pois é preciso passar por um segundo passo que consiste na habilitação. Felizmente, esse processo é bem simples e rápido. Basta fazer o login na plataforma cadastrada, escolher o leilão do qual deseja participar e o lote de interesse.
Vale destacar que, geralmente, é preciso se habilitar a cada vez que quiser participar do leilão de um bem diferente.
Participe do leilão
Pronto! Com o cadastro e habilitação aprovados, você já pode participar de um leilão online.
Lembre-se de ler atentamente o edital! Cada lote tem suas especificidades, e todas as informações importantes devem ser disponibilizadas. No caso de um imóvel, por exemplo, dados como o nome do proprietário, condições de pagamento, etc, devem constar no documento de forma clara.
Nele, você também poderá verificar a data e o horário em que ocorrerá o leilão. Normalmente, uma espécie de auditório virtual é aberto um tempo antes, o que possibilita a realização de lances antecipados.
Ah! Não precisa ficar com receio de ficar perdido nesse momento. Todos os lances ficam expostos no site para os participantes.
Entenda o funcionamento do pós-venda
Não pense que o processo termina quando você arremata o bem. Afinal, é preciso acertar o pagamento e providenciar a documentação obrigatória. Com o fim do leilão, o escritório do leiloeiro entra em contato com o arrematante para auxiliar nos trâmites do comprador com o vendedor (comitente). É fundamental ficar atento aos prazos e formas de pagamento contidos no edital para seguir as regras corretamente e, por fim, prosseguir com a retirada do bem.
Quais são as vantagens de participar de um leilão online?
Os leilões online oferecem uma série de vantagens. Além dos preços mais acessíveis (se comparados aos do comércio tradicional), é possível fazer lances à distância — necessitando apenas de um computador, ou mesmo um smartphone ou tablet. Isso sem falar na grande variedade de lotes disponíveis, aumentando as chances de você encontrar o que deseja, de acordo com as suas expectativas e necessidades.
Viu só como participar de leilões online é fácil? Portanto, fique atento às oportunidades e siga nossas recomendações para adquirir o bem que você tanto deseja, com um excelente custo-benefício e, o mais importante, segurança em todo o processo!
Quer receber mais conteúdos sobre o mundo dos leilões? Então, assine nossa newsletter para ficar por dentro de todas as atualizações do blog!