Leilões podem ser muito vantajosos para quem busca comprar algo com valor abaixo do mercado, porém, é preciso ter cuidado para não cair em leilões falsos. A migração dos leilões para o formato digital expôs algumas falhas de segurança e sites falsos de leilões fizeram milhares de vítimas no último ano.
Apenas em 2020, ano em que o formato digital foi intensificado por conta da pandemia do novo Coronavírus, cerca de 52 mil brasileiros tiveram contato com falsos sites de leilão, de acordo com um levantamento feito pelo laboratório de pesquisa em segurança cibernética da PSafe.
Dicas para evitar golpes
1 – A primeira coisa a se fazer é observar os detalhes do site do leilão. Existem alguns ícones bastante conhecidos que indicam sites com certificação, como o ícone do cadeado verde. Estes sites geralmente são mais seguros. Mas só isso não é suficiente, é importante verificar se o site é homologado por alguma entidade. Em São Paulo, ele pode ser homologado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo.
2- Além disso, você pode procurar pela procedência do site em questão. O Sindicatos do Leiloeiros possui uma lista com mais de 50 sites falsos, por isso, vale a pena verificar se o site em que está, se encontra nessa lista.
3 – Outro detalhe importante é o edital. Nesse documento há o número de registro da Junta Comercial, que também pode ser consultado. Mas no edital também pode-se encontrar as regras do leilão, como o tempo entre os lances e quando se encerra a venda, o valor inicial e as condições de pagamento.
No edital também se encontram detalhados os direitos e deveres de quem comprar o bem. Caso alguma informação do edital causar dúvida, ainda é possível entrar em contato com o leiloeiro oficial para resolvê-la.
4 – Para quem busca a compra de imóveis e veículos, há ainda a possibilidade de verificar os dados com a matrícula do imóvel e o Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores). Geralmente esses dados estão no próprio leilão e também no edital, mas também podem ser conferidos em cartório e pelo Detran.
Pronto!
Com todas essas dicas em mãos, você está pronto para entrar em sites seguros de leilão e começar a investir ou adquirir um bem. É importante verificar todos os pontos e se permanecerem dúvidas, entrar em contato com a empresa ou com o leiloeiro oficial.